Preconceito Discreto!


Temos tantos assuntos que precisamos falar, e o preconceito ainda é um deles.

A vida nem sempre é a base de flores e amores. Vemos as pessoas sorrindo, felizes com elas mesmas e temos a infelicidade de cruzar com pessoas carregadas de fala maldosa.

Hoje temos um relato do que a Eloise viveu e ainda vive. Ela passou por uma mega transformação na vida dela. Desde pequena tinha cabelo cacheados e volumosos, mas a vida foi direcionando, ela foi crescendo e começou a fazer procedimentos químicos. Mas ha um ano e meio, mais ou menos, ela resolveu voltar as origens, a voltar a ser quem ela nasceu para ser. Algo a incomodava em relação ao cabelo dela e voltar ao natural era o que ela queria. Ela já havia sido totalmente transformada em seu interior, e era hora de expressar isso.

Só que toda mudança traz impacto na vida das pessoas. Umas vão se alegrar e outras nem tanto. Mas o ponto principal é: Eloise esta feliz com ela mesma!
Em determinado momento, começaram a aparecer aqueles preconceitos discretos. Sabe, aqueles comentários "com esse cabelo você não arruma namorado", "ai isso é temporário né?", "nossa mais ele é muito volumoso". Comentários esses, que parecem inofensivos para quem fala, mas que podem ser uma forma de preconceito para quem ouve.
Eu aprendi algo; Se não temos NADA de bom para falar, então devemos ficar quietos.

Preconceito discreto é cruel e acaba com as pessoas. Você pode achar que a fala é inofensiva, mas a realidade é que a pessoa que escuta fica extremamente machucada. Não pratiquem o preconceito, tanto o escancarado, como o não visível.

O que é belo para você pode não ser para o outro, e isso não quer dizer que tem algo errado ou algo certo, quer dizer que somos diferentes e deve prevalecer o respeito mutuo.

Quando começamos a ver em nós qualidades que ninguém vê, quando começamos a realmente nos amar, não vamos ter tempo de olhar o outro com desprezo, mas vamos aprender a respeitar e dizer que por alguém ser diferente de você, esta pessoa também é linda. Sabe o que sempre me vem a cabeça? Que o diferente é assustador! Se sou uma pessoa que vê muitas falhas em mim mesma, que não me amo, logo, quando ver alguém diferente de mim, alguém que se valoriza, eu vou criticar porque percebo que eu sou "errada". Logo me voltarei com toda a minha força para a pessoa, farei coisas para machucar, mas a doente sou eu. A que precisa de abraço sou eu.

Se você é alguém que sofre com preconceito, seja ele qual for, e como for, aprenda a amar o que te ofende. Sei que não é fácil, mas se está te ofendendo, está mais ferido que você naquele momento.

E se você é alguém que ofende os outros, se é preconceituoso, saiba que pedir ajuda não é fraqueza. É necessário e é uma atitude maravilhosa consigo mesmo.




O projeto Olhe se Ame, está aqui para dar apoio a quem precisar. <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Vamos falar sobre aceitação?"

Projeto: Olhe e se Ame.